Neste artigo, entenda o que é BI – Business Intelligence ou Inteligência de Negócios e como essa técnica pode ajudar a tomada de decisão da sua empresa.
Pesquisas indicam que os gestores gastam 82% do seu trabalho na coleta, validação e organização de informações da empresa
Apenas 18% do tempo é dedicado para a análise dos dados que irão basear tomadas de decisões que guiarão o futuro da empresa.
Fonte: Data Integration and Integrity End User Survey 2017, IDC, November, 2017
O Business Intelligence é responsável por utilizar estrategicamente dados nas organizações a partir da coleta, tratamento e análise de todo e qualquer tipo de informação relevante, possibilitando as melhores decisões para os negócios. Cada processo, atividade, rotina e forma de comunicação podem ser trabalhados para alcançar melhores resultados e obter maior vantagem competitiva.
A inteligência de negócios se reinventar, interna e externamente, fundamental para otimizar seus processos, melhor posicionando perante público-alvo, clientes, fornecedores e competidores.
O uso de informações para influenciar a estratégia da corporação é uma prática que sempre existiu, mas até então as empresas pouco a exploravam. Com apoio de soluções tecnológicas as leituras passaram a ser mais assertivas, bem como a qualidade dos insights.
O que é business intelligence (BI)?
O BI — Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios — consiste na coleta, armazenamento, tratamento, análise e aplicação de dados, que são essenciais para tomadas de decisões mais assertivas. Hoje, o BI é extremamente importante para definir uma estratégia e montar um plano de ação.
Ele proporciona insights e descobertas sobre qualquer assunto referente ao negócio, que podem ser aplicáveis no dia a dia, seja em técnicas operacionais, pesquisa de mercado, estudo de público, comunicação, etc. Vale ressaltar que o business intelligence não se trata de uma tecnologia, e, sim, de um conceito, muito embora ferramentas, softwares e soluções inovadoras possam compor o processo.
Qual é o principal objetivo do Business Intelligence?
Ou seja, insights que se transformem, aí sim, em inteligência para então serem aplicados na empresa em suas diversas frentes — e em especial ao planejamento estratégico.
Uma empresa que investe em uma solução BI pode ter até 127% de ROI em apenas 3 anos.
Fonte: Tableu
O principal objetivo do BI é fazer com que a empresa tome decisões corporativas de modo mais assertivo. Com base em informações — internas e externas — o negócio direciona seu planejamento estratégico, sem depender da “tentativa e erro”.
Assim, com acesso a uma base de dados e com auxílio de ferramentas tecnológicas, é possível conhecer melhor cada frente de negócio, ou seja sua empresa passa a atuar baseada em inteligência assertiva, uma realidade onde nem todas as decisões são holísticas, mas fruto de uma leitura analítica do mercado.
Como funciona o Business Intelligence?
A informação por si só não gera nenhum valor para as organizações.
Um dos principais pontos de destaque do business intelligence é que sua coleta de dados agrega novos pontos de vista e aplicações de estratégias na prática, e funciona em empresas de diversos segmentos.
Mas como o processo de BI funciona, de fato?
Por mais complexo que possa parecer, sua composição é dividida em etapas, classificadas como: coleta, análise, compartilhamento e monitoramento.
Em quais áreas de uma empresa o Business Intelligence pode ser implementado?
Uma das principais vantagens do business intelligence é que toda e qualquer organização pode utilizar os dados para transformar suas operações, do atendimento à operação, do administrativo ao suporte técnico.
O ideal é entender em quais pilares organizacionais sua empresa mais sente falta de direcionamento e buscar objetivos específicos, como: Otimização, redução de custos, qualidade, produtividade, oportunidades, benchmarking, market share, entre outros.
7 Motivos para as empresas investirem em Business Intelligence
- Auxílio na tomada de decisões
- Vantagem competitiva no mercado
- Melhoria nos processos internos
- Apresentação de dados sobre o comportamento do consumidor
- Identificação de oportunidades
- Aumento da lucratividade
- Prevenção de falhas
Dicas para implementar o Business Intelligence em sua empresa?
O business intelligence é um tema que atrai o interesse de qualquer gestor que deseja desenvolver o próprio negócio. No entanto, por onde começar a aplicá-lo na empresa?
Defina os objetivos de seu negócio
Se trata exatamente disso: descobrir o que sua empresa necessita na esfera estratégica (crescimento, redução de custos, maior market share, etc), para então saber como conduzir o BI!
Estabeleça os KPIs
Agora, você deve entender os indicadores-chave de desempenho para alcançar esses objetivos e estabelecê-los como meta no planejamento estratégico.
Escolha uma ferramenta
Não há BI sem uma ferramenta tecnológica que possibilite integrar áreas, dados e ainda entregar todo potencial analítico que o tema exige.
Engaje a equipe
Por fim, traga a equipe junto no processo de implementação. Eduque-os sobre o assunto e fale da importância do fluxo de dados para que o negócio e o trabalho de cada uma se desenvolva e melhore!
Conclusão
Não pense que o business intelligence se manterá igual. Na verdade, é um tema em constante evolução e extremamente influenciado pelas mudanças de mercado, dos consumidores e da concorrência. Tudo influencia sua Inteligência de Negócios, por isso é importante manter os olhos abertos.
Nos da COSTEN – Projetos e Gerenciamento temos o prazer em ajudar empresas a implantar e potencializar seus planos de planejamentos extrategicos atraves de ferramentas acessiveis do mercado, desenvolvendo pessoas e processos para obter o sucessos de forma saldável, eficiente e acertiva.