Nosso Blog

Diferenças entre 3D e BIM

Neste artigo iremos entender as diferenças entre 3D e BIM, me refiro ao BIM de verdade, de anti mão saiba que:

“3D não é BIM, mas todo BIM é 3D.”

Sim, por mais louco que possa parecer, é a mais pura verdade, primeiro vamos entender cada um dos conceitos.

O que é um sistema 3D?

Através dos recursos tridimensionais é possível representar de forma fiel o resultado de um projeto com seus aspectos mais detalhados.

3D render of a contemporary interior with half in sketch phase

Cores, textura, iluminação do ambiente, suas áreas e até as proporções podem ser determinadas com um software 3D, simulando os espaços com os móveis, objetos e detalhes praticamente idênticos ao que será encontrado no plano físico, existem alguns programas que permitem que seja criado um vídeo tendo como ponto inicial o projeto virtual. Assim se tem a impressão que está dentro do ambiente.

O 3D traz apenas o resultado visual.

O que é o sistema BIM?

Modelagem da Informação da Construção é a tradução de Building Information Modeling, BIM. Por sua vez, trata-se de um conjunto de informações que são geradas e mantidas enquanto existir o ciclo de vida de um projeto.

Esse novo conceito faz uso dos modelos 3D que são bem mais fáceis de serem assimilados e que são muito fiéis ao produto final, porém, um projeto não é apenas o produto final, para obte-lo é preciso mobilizar os serviços, materiais e tomar as providências necessárias para que ela seja executada com eficiência. Em alguns casos o gerenciamento dessa colaboração multidisciplinar não é tão simples.

É por isso que quanto mais informações forem conhecidas maiores são as chances de acertar no planejamento e programação das atividades com mais segurança.

“O BIM traz todas as informações necessárias para alcançar o resultado com eficiência e agilidade.”

Quais as diferenças entre 3D e BIM?

Com o BIM é possível construir um ambiente virtual 3D com objetos característicos, os objetos possuem não apenas propriedades espaciais como também propriedades que são intrínsecas aos mesmos.

Por exemplo, uma parede como objeto em qualquer software 2D ou 3D é possível ter sua representação geométrica, como largura, altura e espessura, em 3D podemos visualizar de diferentes ângulos, cores, etc.,… são aspectos visuais apenas.

Já no BIM essa mesma parede trata-se de uma entidade única que possui elementos geométricos, tudo aquilo que o 3D traz, além de outras propriedades, como o tempo, o custo, o material, peso, transmissibilidade térmica, eficiência energética além de outras dimensões possíveis podem ser atribuídas no sistema BIM.

Conclusão

As diferenças entre BIM e 3D são várias e ocorrem devido ao avanço tecnológico. Com o sistema BIM o profissional de arquitetura, engenharia, stakeholders, business e comercial conseguem ter um projeto tridimensional e atribuir outras informações ajudando a reduzir tempo e custo e qualidade.

Caso sua empresa esteja buscando a melhor solução para desenvolver seus projetos e busque por informações disponibilizadas em tempo real e cumprimento de prazos, o ideal é investir em BIM.

Chegamos ao final de nosso texto e esperamos que você possa ter compreendido as principais diferenças existentes entre ambos os metodos de modelagem e, assim, tenha condições de escolher o melhor para o seu projeto; 3D ou BIM.

COSTEN – Projetos e Gerenciamento

Nossa empresa COSTEN – Projetos e Gerenciamento é focado em soluções tecnológicas, trazendo sempre os métodos mais atuais e eficientes do mercado para as empresas de construção civil ou de outros segmentos, conheça nossos serviços em nossas especialidades de:

Engenharia Civil

Engenharia de Segurança do Trabalho

PMO – Gerenciamento de Projetos

Esta Gostando do conteúdo? Compartilhe!

//script do chatwoot