Nosso Blog

Qual é a “melhor”, abordagem preditiva ou Agile?

Qual é a “melhor”, abordagem preditiva ou Agile?

A alguns anos existe a polarização na area de gerenciamento de projetos sobre qual abordagem é mais eficiente, hoje menos intenso, mas ainda presente em diversas reuniões de planejamento.

  • Para os defensores da abordagem preditiva o agile tem falta de previsibilidade, falta documentação, não serve para projetos complexos ou de grande escala, o agile só funciona em projetos de software….
  • Para os defensores de Agile, preditivo não consegue se adaptar as mudanças, falha para projetos inovadores, muito burocrático……

Ao envolver opiniões extremas, o debate duraria para sempre.

Mas o mundo é vuca e para os projetos não poderia ser diferente, pensando em um portifólio, hoje mais do que nunca ele vem se tonando híbrido, onde adotar apenas uma abordagem não é garantia de sucesso de seus projetos.

Com isso os Portifólios Hibridos são a melhor forma de planejar e executas os projetos, em alguns casos a abordagem preditiva será mais eficiente em outros a Agile, até mesmo mesclando as abordagens, não existe, melhor ou pior, noite e dia para projetos, existe a abordagem mais adequada.

Conceito de aplicar os princípios de agilidade e lean thinking ao gerenciamento de portfólio, buscando agregar o máximo de valor ao cliente no menor tempo possível. Independe da abordagem de gerenciamento de projetos utilizada: preditiva, adaptativa e híbrida.

Antes de tudo precisamos possuir alguns princípios para que o PMO entregue esses valores.

  1. Defina o que é valor: Quais os benefícios esperados pelas personas criadas, quem defini é o cliente através de conhecimento de suas necessidades, sendo o que ele deseja.
  2. Mapeie e priorize o fluxo de geração de valor: Quais os fluxos de entregas para atingir o valor desejado, mapeie e priorize.
  3. Crie um fluxo contínuo de valor: Otimizando o fluxo, para que seja contínuo, não gerando gargalos e desperdícios.
  4. Responda às demandas do cliente: O mesmo vies da produção puxada, o mercado, os cenários atuais é que “tocam”, a implantação puxada já funcionou muito com tecnologia.
  5. Busque a perfeição: Simplesmente nunca parar de aperfeiçoar, estudar e buscar soluções mais inteligentes e eficientes, melhoria contínua.

Para ajudar nesse processo existe alguns frameworks para escalar ou descer a agilidade em portfólios.

  1. Disciplined Agile ® (DA)
  2. SAFe ®
  3. AgileSHIFT ®
  4. Scrum Scale®
  5. Business Agility Management® (BAM).

Em suma, não existe melhor ou pior, existe o mais adequado as nossas necessidades.

Esta Gostando do conteúdo? Compartilhe!

//script do chatwoot