Nosso Blog

Por que inovar a sua empresa?

As empresas estão sujeitas a várias mudanças, por isso, todo negócio deve estar aberto a inovar sempre que possível, a fim de crescer e garantir competitividade. E, uma consultoria pode te ajudar nessa evolução!

A inovação deixou de ser um diferencial competitivo, e se transformou em um pré-requisito para manter o negócio. Isto é, trata-se de uma estratégia de sobrevivência no mercado. Inclusive, não adianta inovar apenas nos produtos. É preciso transformação em processos e que a inovação envolva todas as áreas da empresa.

Melhores métodos para inovar

Por que inovar a sua empresa?

Diversos métodos e estratégias para aprimorar o seu negócio, muitos deles já são utilizados por empresas de sucesso. 

1. Método Agile

Um exemplo de metodologia ágil é o Scrum. Nele, os projetos são divididos em ciclos, geralmente mensais, chamados de Sprints. A cada dia a equipe faz uma breve reunião, normalmente de manhã, chamada de Daily Scrum. O objetivo é informar o que foi feito no dia anterior. Assim, é possível identificar problemas e priorizar o trabalho do novo dia.

Além disso, outro método semelhante é o Lean Startup, que pode ser traduzido como “enxuto”. O foco é identificar e eliminar os desperdícios de uma organização ou projeto.

2. Spin-off

Uma spin-off é a criação de uma nova empresa ou produto, a partir do seu negócio já existente. Esse processo pode ampliar as oportunidades e o faturamento de uma empresa, usando o conhecimento e a estrutura que ela já possui.

3. Design Thinking

O Design Thinking busca solucionar problemas de forma coletiva e colaborativa. Essa metodologia coloca as pessoas no centro de desenvolvimento de uma solução. Também é comum que os trabalhos sejam realizados em equipes multidisciplinares.

4. Brainstorming

Técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas.

5. Kaizen

Uma filosofia que ajuda a garantir a máxima qualidade, a eliminação de desperdícios e melhorias na eficiência, tanto em termos de equipamentos como de procedimentos de trabalho. Kaizen Toyota promove melhorias no trabalho padronizado e ajuda a maximizar a produtividade em cada local de trabalho. O trabalho padronizado envolve seguir os procedimentos de forma consistente e, portanto, os funcionários podem identificar os problemas prontamente.

Passos para Inovar

Passo a passo para ajudar nesse processo.

1. Inovação como prioridade

Se você realmente quer evoluir o negócio, a inovação deve ser encarada como prioridade. Por isso, é preciso que ela esteja presente no seu planejamento estratégico e nos objetivos da organização, assim como ter apoio de sua equipe.

2. Ambiente favorável à inovação

É fundamental fornecer aos colaboradores um ambiente favorável ao pensamento criativo. Com ambiente agradável, interações e olhar multidisciplinar sua equipe se sentirá estimulada a participar da geração de ideias.

3. Aproxime-se de quem inova

Se aproxime de sistemas de inovação, palestras, feiras, instituições de ensino e pesquisa. Você pode participar de eventos nesse ecossistema ou até promover eventos, na sua empresa.

4. Olhar externo

Para gerar inovação, é importante identificar quais são as principais limitações e problemas da sua empresa. Para isso, é crucial que além de um diagnóstico interno, seja feita uma análise de alguém externo à empresa. 

Diante disso, o papel da consultoria é muito grande. Por meio dela, você encontrará novas formas de solucionar as questões encontradas. Pense que muitas dessas soluções provavelmente não seriam consideradas sem esse olhar externo.

5. Estabeleça metas e monitore resultados

Implantar a inovação na sua empresa é muito importante, mas a tarefa não acaba por aí. Você deve monitorar os resultados e compará-los com o desempenho anterior. Dessa forma, será possível mensurar o impacto que a inovação está gerando no seu empreendimento, através de planejamento estratégico e KPIs.

Conclusão

Hoje, acompanhar as mudanças é essencial para qualquer empresa. Uma empresa inovadora consegue se mantem competitiva e em constante evolução. Para isso, a consultoria é bastante útil, pois traz um olhar externo que auxilia a implantar soluções e aperfeiçoamento de processo e melhores resultados.

Esta Gostando do conteúdo? Compartilhe!

//script do chatwoot