Muitas vezes a importância de escutar e menosprezada, quantas vezes dificultamos nosso trabalho com nossos clientes ou perdemos a oportunidade de manter relacionamentos significativos com colegas, amigos e familiares por não saber escutá-los?
Márcio Fernandes
“O verdadeiro líder age como facilitador para que o time possa atuar de forma confortável no dia a dia e, consequentemente, consiga se desenvolver e desempenhar ao máximo o seu potencial”.
A capacidade de saber ouvir não está relacionada somente ao líder, mas também ao colaborador. Buscar compreender o que o outro propõe é essencial para gerar os resultados de forma mais rápida, por isso o questionamento é parte do processo e demonstra envolvimento. Quando melhoramos a nossa capacidade de ouvir, melhoramos a nossa fala também. A nossa fala se torna mais coerente e sincera. A outra pessoa percebe isso, o que gera empatia.
O Escutar é Fundamental para Construirmos Boas Relações.
A importância de escutar e ouvir tem o mesmo significado, pois são sinônimos, mas, no seu processo de inter-relacionar seu uso acaba sendo bem diferente. Para alguns especialistas, existe uma clara diferença entre estar ouvindo e estar escutando outra pessoa.
O ouvir é como estar naturalmente usando um órgão biológico do seu corpo, que não exige da sua parte nenhum esforço de raciocínio. É como estar sentado, assistindo a TV e, ao mesmo tempo captando os sons externos do ambiente. No caso de escutar não é bem sim – exige de você uma atenção e ação diferente.
Quando você, de fato, está escutando uma pessoa falar, certamente está utilizando grande parte dos seus canais sensoriais. Usar os canais sensoriais no diálogo significa estar totalmente presente, pois está visualizando a expressão do rosto da pessoa, ouvindo o tom da voz e, muitas vezes, colhendo a percepção do que realmente está por detrás de uma simples pergunta.
De fato, o não saber escutar causa muitos problemas para as pessoas, seja dentro das empresas, no contato com clientes, na atenção com os colegas de trabalho ou, ainda quando estamos no nosso circulo social.
Por vezes acontece de interromper o cliente, despejando informações, antecipando respostas e esquecendo-se de apenas escutar o outro lado.
O que o cliente realmente quer e precisa de você?
No atendimento é importante escutar com atenção ao que o cliente está dizendo, antes de dar uma resposta qualquer. Não se antecipe. Apenas escute!
Quando estamos escutando:
- Não estamos sendo precipitados.
- Ouvimos com todos os nossos canais sensoriais (visão, audição, sinestésica).
- Estamos atentando ao não verbal.
- Estamos totalmente presente.
- Podemos dar feedbacks adequados a outra pessoa.
- Demonstramos com essa atitude de escutar que a outra pessoa é importante para nós.
- Demonstramos que ela está falando com a pessoa certa.
- Estamos fazendo com que a outra pessoa se sinta importante.
Para que você possa criar relacionamentos mais significativos no seu trabalho e na sua vida pessoal, saiba escutar as pessoas de verdade. Você só tem a ganhar com isso.
Ouvir é um exercício diário!
Para conseguir desenvolver a capacidade de ouvir, é preciso se conhecer! Para compreender completamento a importância de escutar é necessário refletir e avaliar seus comportamentos e atitudes, é ter silêncio interior para saber que ninguém é perfeito e que todos podem melhorar. É preciso utilizar o seu próprio repertório para compreender uma situação e assim, desenvolver novas habilidades.
Saber ouvir o diferente soma muito mais para seu próprio desenvolvimento e para a empresa. Quem sabe ouvir consegue entender a importância da fala e consequentemente melhorar seu relacionamento interpessoal.
Dicas para Melhorar Sua a Capacidade de Escuta
Ofereça sua atenção integral
Quando você se disponibiliza a escutar alguém é importante que esteja disposto a dedicar toda a sua atenção àquela pessoa durante alguns minutos.
Mantenha contato visual
O contato visual é um elemento indispensável para demonstrar atenção e uma postura receptiva. Com certeza, você já se sentiu incomodado por estar falando com alguém e a pessoa estar olhando para o lado, para o chão, para o teto… Isso acontece porque instintivamente associamos o desvio do olhar à falta de interesse.
Não interrompa
Para ser um bom ouvinte é fundamental saber que o mais importante é o que está sendo dito, por isso não devem haver interrupções. Você somente deveria fazer alguma pergunta, se fosse para pedir detalhes do que está sendo dito.
Não banalize o relato
Cada pessoa tem sua subjetividade, uma forma de estabelecer o que é importante, angustiante, emocionante, fonte de alegria, de nervosismo, etc. Por isso, não escute tentando interpretar os fatos segundo os seus próprios padrões, porque isso poderia levar você a cometer um dos piores erros: banalizar a história do outro.
Evite falar de você
Um bom ouvinte se centra na experiência do outro, não na sua própria. Mudar o foco da conversa e começar a falar de você seria como dar-se mais importância. Isso, além de provocar mal-estar no emissor, pode chegar a ser ofensivo.